O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.| Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião ministerial nesta quinta-feira (15). O presidente chamou uma reunião com líderes do governo no Congresso e no Planalto nesta segunda (12) para debater as pautas mais importantes para as duas próximas semanas.

CARREGANDO :)

Padilha disse que não há definição sobre trocas em ministérios. "O presidente Lula disse que deve fazer nesta quinta-feira uma reunião ministerial, uma reunião de discussão. Reunião para poder ouvir cada ministro, cada ministra, mostrar o balanço das suas ações até o momento, planejar o próximo do governo", afirmou.

A reunião desta segunda ocorre em meio às articulações da bancada do União Brasil para a troca de comando de ministérios do governo Lula. “O presidente Lula também reforçou que acolhe sempre qualquer crítica, comentário que possa ter no Congresso, como parte da democracia e reforçou a necessidade do governo, dos seus ministros e ministras acelerarem inclusive a composição do governo”, afirmou.

Publicidade

Sobre a possibilidade de trocar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, Padilha disse que quem "avalia, nomeia e troca" é o presidente Lula. No entanto, segundo ele, não há nada definido. O ministro afirmou que o que está em aberto é uma discussão com o União Brasil, que teria solicitado uma avaliação de suas vagas no Planalto.

Segundo Padilha, Lula espera que as análises das indicações de Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino ao Banco Central, e de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) sejam finalizadas em junho. “A expectativa do governo é que tanto os dois nomes [indicados ao] Banco Central, quanto o indicado ao STF, tenham suas sabatinas e votações no plenário encerradas ainda no mês de junho”, disse Padilha.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]