Recém aliado ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou que o presidente age com uma “diplomacia ideológica” ao não citar diretamente Javier Milei na nota em reconhecimento da vitória dele na eleição presidencial argentina neste final de semana.
O Republicanos entrou na base governista em meados de setembro após conseguir emplacar o deputado Silvio Costa Filho no Ministério de Portos e Aeroportos, que acabou levando Lula a criar a pasta da Micro e Pequena Empresa para abrigar Márcio França (PSB-SP), que o apoiou durante a campanha eleitoral do ano passado.
A posição de Lula em não citar Milei foi comparada por Pereira à de Jair Bolsonaro (PL), que também não citou o petista após a vitória no segundo turno da eleição de 2022.
“O presidente Lula age igual ao presidente Jair Bolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina Javier Milei, isto é, está agindo com diplomacia ideológica, o que não ajuda em nada nas relações bilaterais entre os países irmãos”, disse nas redes sociais.
Logo após a vitória de Milei, Lula desejou “boa sorte” e pediu respeito à eleição do libertário à presidência argentina. “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, disse o presidente brasileiro nas redes sociais.
Lula, no entanto, não mencionou Milei em nenhum momento, e completou que o Brasil “sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
Embora a posição de Lula tenha sido um pouco mais diplomática, petistas e aliados adotaram um tom mais duro para classificar a vitória de Milei. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann classificou a eleição dele como um “novo e duríssimo teste” para a democracia, enquanto que o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-PR), diz que será uma “experiência trágica como foi aqui no Brasil”.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF