O presidente Lula (PT) minimizou o fato de já ter 79 anos, mas não garantiu que será candidato à reeleição em 2026, o que o faria terminar um eventual segundo mandato com 85 anos, em 2030.
“2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso [reeleição] com muita sobriedade e seriedade”, disse Lula em entrevista concedida à CNN Brasil, nesta sexta-feira (8).
Questionado sobre a idade, o petista disse que “governar não é como praticar esportes”.
“Não é a juventude que vai resolver os problemas da governança, mas a competência, a mentalidade, a saúde e os compromissos do governante”, disse Lula.
“Se chegar na hora e os partidos entenderem que não há outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema-direita, que seja negacionista, que não acredita na medicina e na ciência, obviamente, estarei pronto para enfrentar”, completou.
Apesar da aparente disposição para enfrentar uma nova eleição, Lula disse que “espera que isso não seja necessário”. A expectativa do petista é de que surjam novos candidatos para promover uma “grande renovação política”.
Lula já havia sinalizado sua vontade de não concorrer novamente
Em declaração semelhante à rádio CBN, em julho deste ano, Lula disse que “tem muita gente boa para ser candidato” e, por isso, ele não precisa ser o candidato da esquerda em 2026.
Ainda em 2022, durante a pré-campanha eleitoral, Lula sinalizou que não tentaria ser reeleito.
“Quando chegar 31 de dezembro de 2026, que a gente for entregar esse mandato para outra pessoa, esse país estará bem”, disse o petista, na época, à rádio Metrópole, da Bahia.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF