Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que não vai trocar o comando da pasta, que é alvo de disputa entre partidos que formam a ala conhecida como “centrão”. Nas últimas semanas, se especulava que o União Brasil ou outra legenda poderia ocupar o ministério.
A “garantia” foi dada durante uma fala, na manhã desta quarta (5), durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em que afirmou que o ministério “é do Lula”. A pasta entrou na disputa por conta do alto orçamento, mas Lula vem negando que aceite qualquer negociação.
“Fiz questão de ligar para a ministra dizendo ‘Nísia, vai dormir e acordar tranquila, porque o Ministério da Saúde é do Lula, e ficará até quando eu quiser’. Temos uma mulher no ministério pra cuidar do povo”, disse o presidente.
O governo confirmou, na terça (4), que o União Brasil está revendo a presença na Esplanada dos Ministérios, e que pelo menos a troca no Turismo já estaria acertada para o deputado Celso Sabino (PA) para esta semana. O partido já detém, também, as Comunicações e a Integração Nacional.
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, chegou a afirmar que tem conversado com partidos da oposição, como PP, Republicanos e até mesmo o PL para participarem da base do governo.