O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou e/ou nomeou militares para dez setores das Forças Armadas, com os nomes e departamentos publicados nesta quinta (25) no Diário Oficial da União (veja na íntegra).
São cinco exonerações classificadas como ex officio para outros cargos, feitas a critério da administração pública ou a pedido do próprio servidor, e outras cinco de nomeações “por necessidade do serviço”, em conjunto com o ministro José Múcio Monteiro, da Defesa.
Entre as mudanças, estão a transferência do irmão do presidente da CPI do MST do estado de Roraima para o Comando Militar do Sul e de ex-integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Veja abaixo quais foram as mudanças:
- General Marcelo Lorenzini Zucco – irmão do presidente da CPI do MST, Tenente-coronel Zucco, foi exonerado do cargo de Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, em Boa Vista (RR), passando a ser adido ao Comando Militar do Sul.
- General Ricardo José Nigri – era um dos principais agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi nomeado chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia.
- General Marcelo Goñes Sabbá de Alencar – exonerado recentemente do GSI, foi nomeado 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército.
- General Mario Eduardo Moura Sassone – nomeado novo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, deixando a chefia do Centro de Coordenação de Operações da divisão.
- General do Exército Eduardo Antonio Fernandes – foi nomeado conselheiro militar na Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York, por dois anos.
- Brigadeiro Max Cintra Moreira – nomeado chefe do Escritório de Governança Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica.
- Brigadeiro Márlio Concidera Estebanez – deixa a chefia do Escritório de Governança Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica e passa a ocupar o cargo de chefe do Centro de Gestão Estratégica do Comando de Defesa Cibernética.
- General Paulo Sergio Reis Filho – deixa o cargo de chefe do Centro de Defesa Cibernética e passa a ser comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.
- General Paulo Edson Santa Barba – deixa o cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, para ser comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
- General Luís Carlos Soares – deixa o cargo de chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia e passa a chefiar o Centro de Defesa Cibernética.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião