O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a advogada Carol Proner, mulher do músico Chico Buarque, para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A nomeação foi publicada neste sábado (23) em edição extra do Diário Oficial da União.
Proner terá mandato de três anos na Comissão, órgão consultivo do presidente que visa assegurar que autoridades públicas federais respeitem o Código de Conduta da Alta Administração Federal.
As penas impostas pela Comissão vão de advertência e censura à indicação de exoneração ou de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria Geral da União (CGU). Os trabalhos da Comissão são considerados “prestação de relevante serviço público” e não são remunerados.
Proner, de 49 anos, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrou a equipe de transição para o governo Lula no grupo técnico dedicado à Justiça e Segurança Pública.
Casada com Chico Buarque desde 2021, Proner também faz parte do Prerrogativas, um grupo de advogados lulistas criado em 2015 que ficou conhecido por posições contrárias à força-tarefa da Lava Jato.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF