A advogada Carol Proner, esposa de Chico Buarque, nomeada por Lula para a Comissão de Ética Pública da Presidência.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a advogada Carol Proner, mulher do músico Chico Buarque, para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A nomeação foi publicada neste sábado (23) em edição extra do Diário Oficial da União.

CARREGANDO :)

Proner terá mandato de três anos na Comissão, órgão consultivo do presidente que visa assegurar que autoridades públicas federais respeitem o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

As penas impostas pela Comissão vão de advertência e censura à indicação de exoneração ou de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria Geral da União (CGU). Os trabalhos da Comissão são considerados “prestação de relevante serviço público” e não são remunerados.

Publicidade

Proner, de 49 anos, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrou a equipe de transição para o governo Lula no grupo técnico dedicado à Justiça e Segurança Pública.

Casada com Chico Buarque desde 2021, Proner também faz parte do Prerrogativas, um grupo de advogados lulistas criado em 2015 que ficou conhecido por posições contrárias à força-tarefa da Lava Jato.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]