Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta terça-feira (29) a advogada Daniela Teixeira para uma vaga de ministra no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). Daniela deve ser submetida a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e precisará da aprovação do plenário. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Atualmente, o STJ é formado por 33 ministros e apenas seis são mulheres. Daniela era o nome preferido do PT para ocupar o cargo. Ela conta com apoio do grupo Prerrogativas, advogados que lutaram contra a Lava Jato e que apoiam Lula. Ela atuou como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por duas vezes e também foi vice-presidente da entidade no Distrito Federal.
Daniela Teixeira fazia parte da lista composta por três nomes da advocacia que era formada também pelos advogados Luiz Cláudio Allemand e Otavio Luiz Rodrigues Júnior. O presidente ainda precisa escolher dois nomes de uma lista com quatro desembargadores estaduais.
Em 2019, Daniela chegou a ser uma das indicadas para a vaga de ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas acabou sendo preterida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em setembro de 2016, Daniela Teixeira participou de uma audiência na Câmara dos Deputados, como representante da OAB, para debater o combate à cultura do estupro.
Durante a sessão, houve um bate-boca entre Daniela o então deputado federal Bolsonaro, quando ela citou o caso das declarações ofensivas de Bolsonaro contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). O ex-mandatário escolheu o advogado Carlos Mário Velloso Filho para a vaga na Corte eleitoral em 2019.
Nas redes sociais, a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, comemorou a indicação de Daniela Teixeira. "Muito contente com a indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ. Como tenho dito com frequência, é extremamente importante que mulheres ocupem cada vez mais espaços de decisão e poder. Parabéns, Daniela!", disse.