O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta sexta-feira (10) três magistrados para vagas de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os indicados de Lula foram aprovados pelo Senado no dia 25 de outubro. O STJ marcou a posse da advogada Daniela Teixeira e dos desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos para 22 de novembro, às 17h. As nomeações foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A nomeação ocorre após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinar uma apuração por suspeitas de favorecimento no envio do nome de Daniela Teixeira para o oficialização no Planalto. A Advocacia do Senado investigou os motivos que levaram a Mesa Diretora da Casa a enviar à Presidência da República apenas o nome de Teixeira para publicação, mesmo com a aprovação dos três nomes na mesma sessão do dia 25 de outubro.
Com isso, a nomeação da advogada poderia ter sido publicada no DOU antes dos outros dois aprovados, e isso a colocaria à frente deles no critério de antiguidade no tribunal, usado para definir uma série de funções dentro da Corte. Nesta quinta (9), Pacheco enviou os nomes para a Presidência da República. Teixeira negou qualquer irregularidade em sua indicação.
A nova ministra foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tem mestrado em direito penal. Desde 2005, Teodoro Silva Santos era desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e José Afrânio Vilela atuava como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2011.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF