O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva o mais alto grau da Ordem do Rio Branco, honraria destinada a “serviços meritórios e virtudes cívicas”. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) e nomeia também o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-advogado do petista nos processos decorrentes da Operação Lava Jato.
Casada com Lula desde maio de 2022, Janja é conhecida por atuar como influente conselheira do presidente, gerando desconforto entre ministros da Esplanada, que a apelidaram de “algoritmo” do presidente. Veja aqui na íntegra todos os homenageados por Lula com a honraria.
Também são homenageados no mesmo decreto, mas com graus diferentes da Ordem, alguns dos principais aliados de Lula, como o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso; José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados; a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR); o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; militares e servidores do Executivo.
Outras figuras do governo Lula 3 também foram homenageadas, incluindo a segunda-dama Lu Alckmin, as ministras Margareth Menezes, Simone Tebet, Esther Dweck, Luciana Santos, Aparecida Gonçalves, Anielle Franco, e Sônia Guajajara; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), e o líder indígena Raoni.
A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963, presta homenagem ao patrono da diplomacia brasileira e possui cinco graus, sendo a Grã-Cruz o mais elevado. Como presidente, Lula é o Grão-Mestre da ordem.
O Diário Oficial também registra a concessão póstuma dos títulos de comendador da Ordem do Rio Branco ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, assassinados em junho de 2022. Cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee também foram homenageadas postumamente com a mesma distinção.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião