• Carregando...
Lula e Papa Francisco
Lula encontrou o papa Francisco durante a viagem à Europa para reuniões bilaterais com governantes da Itália e da França.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (21) com o papa Francisco por 45 minutos no Vaticano, durante os quais falaram sobre "a paz no mundo", entre outros assuntos.

“Agradeço o papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, escreveu Lula em suas redes sociais, em uma postagem acompanhada por algumas fotos da reunião.

O encontro entre os dois aconteceu a portas fechadas em um escritório da Sala Paulo VI do Vaticano, perto da residência do papa, que recebeu o presidente brasileiro poucos dias depois de receber alta após uma operação de hérnia abdominal.

A Santa Sé informou em nota que durante o encontro “se manifestou a satisfação pelas boas relações” bilaterais, “enfatizando a boa colaboração entre a Igreja e o Estado para a promoção dos valores morais e do bem comum”.

"Houve uma troca de opiniões positiva sobre a situação sócio-política da região e pararam para abordar alguns temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, o combate à pobreza e às desigualdades, o respeito pelos povos indígenas e a proteção ao meio ambiente", afirma o breve comunicado.

Logo em seguida, aconteceu a apresentação da delegação e a tradicional troca de presentes.

Lula, a quem o papa escreveu na prisão, deu ao pontífice uma gravura da Sagrada Família do artista pernambucano J Borges. Já a primeira-dama, Rosângela "Janja" da Silva, presenteou Francisco com uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré de Belém.

Por sua vez, Francisco entregou sua Mensagem de Paz de 2023, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a "Statio Orbis" de 27 de março de 2020, quando rezou pelo fim da pandemia em uma deserta praça de São Pedro.

Além disso, presenteou o casal com um baixo-relevo de bronze com a escritura "A paz é uma flor frágil".

Lula também convidou o pontífice a voltar ao Brasil - sua primeira viagem apostólica internacional foi ao Rio de Janeiro em julho de 2013 para a Jornada Mundial da Juventude - e participar do Círio de Nazaré em Belém no próximo mês de outubro.

A equipe de Lula já havia adiantado que a intenção do presidente era falar com o papa sobre o combate à fome, mas também sobre as iniciativas para acabar com a guerra na Ucrânia.

A proposta do presidente brasileiro, pouco ouvida pelas potências ocidentais até agora, envolve a criação de um grupo de países que possam mediar e levar Kiev e Moscou para uma mesa de negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]