O presidente Lula (PT) conversou, por telefone, com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, nesta quinta-feira (22).
Durante a conversa, o petista parabenizou Clinton pelo discurso na convenção do Partido Democrata, que oficializou a candidatura da atual vice-presidente, Kamala Harris, à Presidência dos EUA, na quarta-feira (21).
Durante a conversa, de acordo com o Planalto, Lula também falou sobre o “fortalecimento da democracia frente a ascensão do extremismo no mundo”.
Ao discursar na convenção, Clinton ironizou a idade de Donald Trump e o chamou de mentiroso.
"Dois dias atrás, completei 78 anos, o homem mais velho da minha família por quatro gerações. E a única vaidade pessoal que quero afirmar é que ainda sou mais jovem que Donald Trump”, disse Clinton.
“Kamala Harris é a única candidata nesta corrida que tem a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, sim, a alegria pura para fazer algo. Quero dizer, veja, o que o oponente dela faz? Fala sobre ele mesmo. Então, da próxima vez que ele fizer um discurso, não conte as mentiras, conte os 'eus'”, completou.
Durante a conversa com Lula, que durou cerca de 35 minutos, Clinton convidou o presidente brasileiro para participar do evento organizado pela Fundação Clinton sobre Mudança do Clima, nos dias 23 e 24 de setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Lula disse que pretende apresentar “resultados ambiciosos” para as COP29, em Baku, no Azerbaijão, e COP 30, em Belém.
A conversa de Lula com Clinton foi intermediada pelo assessor especial Celso Amorim e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião