• Carregando...
Lula Uruguai Yamandú Orsi
O presidente Lula (PT)| Foto: reprodução/Canal Gov

O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para parabenizar o esquerdista Yamandú Orsi pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, neste domingo (24).

De acordo com Lula, a eleição de Yamandú Orsi foi uma “vitória de toda a América Latina e do Caribe”.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje.  Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, disse Lula em publicação nas redes sociais.

Yamandú Orsi tem 57 anos e durante toda a campanha recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica, que governou o país entre e2010 e 2015.

O presidente eleito é formado em História e já atuou na política como governador do estado de Canelones por dois mandatos.

Yamandú Orsi venceu o candidato Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral uruguaio, Orsi recebeu um apoio de 49,84% dos eleitores, enquanto Delgado chegou a 45,86%, com 100% das urnas apuradas.

Em seu discurso de vitória, o esquerdista afirmou que ele será o presidente “do crescimento nacional” e que construirá “uma sociedade mais integrada”. 

Quem é Yamandú Orsi 

Como mostrado pela Gazeta do Povo, atraído pela história de figuras controversas como o guerrilheiro Che Guevara, em 1989, Yamandú Orsi se juntou ao Movimento de Participação Popular (MPP), criado naquele ano por Mujica e outros ex-guerrilheiros do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.

Foi só em 2005 que sua carreira política deslanchou ao se tornar secretário-geral da Prefeitura de Canelones. 

Em 2015, tornou-se prefeito de Canelones, onde governou por dois mandatos consecutivos.

Este ano, foi escolhido como candidato do partido de esquerda Frente Ampla, que buscava retomar o poder no Uruguai, após a gestão de direita.

Seu partido, a Frente Ampla, defende diversas medidas progressistas como o aborto, legalizado em 2012 pela gestão do esquerdista Mujica, e a produção e venda de maconha para uso recreativo. Orsi também anunciou a intenção de discutir a redução da idade mínima para a aposentadoria no país.

O vencedor das eleições uruguaias tomará posse em 1º de março de 2025 e governará o país até 1º de março de 2030.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]