O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para parabenizar o esquerdista Yamandú Orsi pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, neste domingo (24).
De acordo com Lula, a eleição de Yamandú Orsi foi uma “vitória de toda a América Latina e do Caribe”.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
Yamandú Orsi tem 57 anos e durante toda a campanha recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica, que governou o país entre e2010 e 2015.
O presidente eleito é formado em História e já atuou na política como governador do estado de Canelones por dois mandatos.
Yamandú Orsi venceu o candidato Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral uruguaio, Orsi recebeu um apoio de 49,84% dos eleitores, enquanto Delgado chegou a 45,86%, com 100% das urnas apuradas.
Em seu discurso de vitória, o esquerdista afirmou que ele será o presidente “do crescimento nacional” e que construirá “uma sociedade mais integrada”.
Quem é Yamandú Orsi
Como mostrado pela Gazeta do Povo, atraído pela história de figuras controversas como o guerrilheiro Che Guevara, em 1989, Yamandú Orsi se juntou ao Movimento de Participação Popular (MPP), criado naquele ano por Mujica e outros ex-guerrilheiros do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.
Foi só em 2005 que sua carreira política deslanchou ao se tornar secretário-geral da Prefeitura de Canelones.
Em 2015, tornou-se prefeito de Canelones, onde governou por dois mandatos consecutivos.
Este ano, foi escolhido como candidato do partido de esquerda Frente Ampla, que buscava retomar o poder no Uruguai, após a gestão de direita.
Seu partido, a Frente Ampla, defende diversas medidas progressistas como o aborto, legalizado em 2012 pela gestão do esquerdista Mujica, e a produção e venda de maconha para uso recreativo. Orsi também anunciou a intenção de discutir a redução da idade mínima para a aposentadoria no país.
O vencedor das eleições uruguaias tomará posse em 1º de março de 2025 e governará o país até 1º de março de 2030.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF