Após ter sido submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril e a uma blefaroplastia na sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a noite estável, caminhou e realizou sessões de fisioterapia na manhã deste sábado (30), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
A nota é assinada pelo superintendente de Governança Clínica, Rafael Gadia, e pelo diretor clínico da instituição, Mauro Suzuki.
Lula permanece internado em um apartamento do hospital, sob o cuidado das equipes de Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello.
As cirurgias foram realizadas entre meio-dia e 16h de sexta e, segundo a equipe médica, não houve intercorrências. O presidente respondeu bem à anestesia geral e não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele deve voltar ao Palácio da Alvorada entre segunda (2) e terça-feira (3).
Antes da operação, ele foi criticado por aliados após dizer que não vai aparecer com muletas e andador durante o período de recuperação do procedimento.
Afastado temporariamente das atividades em razão das cirurgias, o chefe do Executivo colocou a primeira-dama, Janja da Silva, em vez do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para liderar uma comitiva do governo que visita municípios do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes na sexta-feira.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF