O presidente Lula (PT) passará por um novo procedimento nesta quinta-feira (12) para evitar novos sangramentos na cabeça. O petista será submetido a uma embolização de artéria meníngea média, um tratamento coadjuvante em casos de hematoma subdural crônico, que consiste no acumulo de sangue entre as camadas de tecido que revestem o cérebro, conhecidas como meninges.
O procedimento não é considerado minimamente invasivo. O médico Roberto Kalil Filho, responsável pela equipe que atende Lula, afirmou que a intervenção é "complementar ao procedimento cirúrgico" e tem o objetivo de "minimizar o risco" de novos sangramentos no futuro. Segundo ele, a realização da embolização já era esperada.
"Já estava sendo discutido como complemento ao procedimento cirúrgico esse tipo de embolização. É um tipo de cateterismo, que ele vai embolizar a chamada artéria meníngea. Por que? Porque quando você drena o hematoma existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento", disse a Kalil a jornalistas nesta tarde.
A equipe médica divulgou um novo boletim pouco depois das 16h45. O comunicado ressalta que Lula passou o dia bem, mas fará uma "complementação da cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã".
Os médicos destacaram que o chefe do Executivo "passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares". Mais cedo, a equipe médica já havia divulgado um comunicado e concedido uma entrevista sobre o estado de saúde do presidente, mas a possibilidade de um nova intervenção não foi citada.
Após o segundo boletim, Kalil afirmou que o procedimento é de baixo risco, relativamente simples e foi "muito discutido com a equipe médica no dia de hoje". Uma coletiva de imprensa será realizada pelos médicos às 10h, desta quinta (12).
Na madrugada desta terça (10), Lula foi operado às pressas em São Paulo após sentir fortes dores de cabeça em Brasília, na noite de segunda (9). Ele foi submetido a uma cirurgia para drenar um sangramento causado pelo acidente doméstico que sofreu em outubro no Palácio da Alvorada.
Como é feita a embolização de artéria meníngea média
O procedimento é realizado em uma sala de cateterismo, não no centro cirúrgico, e demora cerca de uma hora, informou Kalil. Veja a seguir como é feita a intervenção:
- O paciente é sedado;
- Um cateter (tubo fino, longo, flexível e oco) é inserido na virilha (via femoral) ou no braço (via radial) do paciente. No caso do presidente Lula, o acesso será feito pela virilha via artéria femoral;
- O médico faz um pequeno corte na virilha, insere o cateter na artéria femoral e injeta contraste radiológico para poder guiar o cateter até a artéria meníngea média no crânio. O contraste ajuda a localizar a posição do cateter com equipamentos de imagem;
- Com o cateter posicionado, uma substância especial é inserida na artéria meníngea média para reduzir ou interromper o fluxo sanguíneo em uma das pequenas artérias da meninge para evitar novos sangramentos. A substância utilizada na embolização pode variar de acordo com a recomendação médica, mas pode ser: microesferas, cola médica, entre outros.
- Feita a embolização, o médico retira o cateter e fecha o corte feito na virilha do paciente.
Veja a íntegra do novo boletim médico de Lula
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.
Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio".
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF