O presidente Lula esbravejou contra os preços da gasolina, do diesel e do gás no país, reclamando que os atravessadores estariam assaltando o povo. Curiosamente, ele omitiu o tamanho da “mordida” dos impostos federais na composição do preço final ao consumidor.

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Empresários do setor divulgaram tabela de custos, que não foi contestada pelo governo, demonstrando que os impostos estaduais e federais, juntos, representam 40% do preço da gasolina nas bombas.

Tanto na gasolina como no etanol é cobrado imposto federal, que Lula ignorou solenemente. E não é pouca coisa. Tem o PIS/Cofins e tem ainda a Cide – Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico, cuja arrecadação fica 70% com a União. Sem contar os Créditos de Descarbonização, os Cbios, decorrentes da política federal para incentivo aos combustíveis renováveis.  

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Saber a quem xingar

Sobre a carga tributária no custo do produto, na gasolina C o Governo Federal arrecada 68 centavos por litro – ou 12,88%; o governo estadual arrecada 1,47 por litro, ou 27%. Assim, o total de impostos chega a 2 reais e 15 centavos por litro.

Um cálculo parecido vale para a composição do preço do diesel. Com a diferença de que a margem bruta da gasolina para os distribuidores estaria em 15% e, do diesel, em 9,8%. Destes percentuais, as distribuidoras ainda precisam descontar despesas com frete, taxas de cartão, luz, aluguel, IPTU, salários, etc.

Lula disse que o povo precisava ser bem informado, para saber “a quem xingar”. Só não pode agora reclamar do turbilhão de palavrões que encomendou contra si mesmo.