O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quarta (31) com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, por telefone, mas não tocou no assunto da crise sobre a Venezuela, que preocupa países democráticos do mundo.
Em cerca de 15 minutos de conversa, Lula parabenizou o líder trabalhista pela vitória na recente eleição e, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o convidou a participar de uma reunião que será realizada paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em novembro, “contra o extremismo”.
“Lula convidou Starmer para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU”, disse a secretaria em nota.
A Secom não detalhou como deve ser essa reunião e nem prestou mais esclarecimentos sobre a que se propõe. A Gazeta do Povo ainda questionou a secretaria se houve alguma menção à eleição com suspeita de fraude na Venezuela, mas não teve resposta.
Ainda segundo a Secom, Lula convidou Starmer a participar da reunião de cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro, e a fazer uma visita oficial ao país.
“[Lula] reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G-20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo”, afirmou.
Segundo o governo, a última visita de um primeiro-ministro britânico ao Brasil foi há 15 anos.
Ainda segundo a Secom, Starmer confirmou o interesse do Reino Unido em trabalhar com o Brasil no combate às mudanças climáticas, principalmente em relação à realização da COP 30 em Belém.
A conversa com Starmer ocorreu fora da agenda oficial divulgada diariamente e Lula não comentou o teor da ligação. O premiê britânico também ainda não comentou o telefonema, assim como o próprio gabinete dele.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF