O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o que mais liberou emendas parlamentares em um único mês na história: foram R$ 11,8 bilhões destinados em julho para estados e munícipios por indicação de parlamentares. O levantamento é da Associação Contas Abertas, com dados do Siga Brasil, um sistema do Senado.
O governo é obrigado a destinar os recursos, obedecendo a escolha do parlamentar. Mas, a escolha do momento de liberação fica sob o controle do executivo. O momento coincide com o bloqueio de recursos da educação básica, da alfabetização de crianças, do auxílio gás e da Farmácia Popular.
Neste mês, até o dia 18, tinham sido empenhados (comprometidos) R$ 1,1 bilhão em 1.245 emendas, das quais 1.085 são individuais.
Novas liberações podem ocorrer nesta semana. Há expectativas para a votação do arcabouço fiscal, mas esta depende de articulações para a reforma ministerial. O governo também precisa que aprovem a MP do Salário Mínimo, que o governo quer colocar junto com a taxação das offshores.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião