- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o Tribunal Penal Internacional (TPI) e as declarações de Lula (PT) sobre eventual prisão do russo Vladimir Putin
*) Durante a visita à Índia, para participar da cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma entrevista a uma emissora de tv indiana. Entre os temas abordados, a questão de um eventual convite para que o presidente russo, Vladimir Putin, venha ao Brasil em 2024.
Lula chegou a garantir que Putin não seria preso se viesse para cá na próxima edição da cúpula do G20.
Lembrando: em março deste ano, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como "suposto responsável" pela deportação ilegal de menores ucranianos e transporte deles de áreas ocupadas na Ucrânia para a Rússia, um crime de guerra sob o tratado do tribunal, o Estatuto de Roma.
Lula recuou das declarações
Horas depois da entrevista, Lula recuou. Disse que cabe à Justiça decidir sobre eventual prisão do mandatário russo.
O brasileiro ainda “reclamou” do fato de o Brasil ser um signatário do tratado que instituiu o Tribunal, enquanto outros países, como Rússia, Índia, China e EUA, não são.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o Tribunal Penal Internacional e analisa as falas de Lula sobre uma eventual prisão de Vladimir Putin. O convidado é o Alexandre Pires, professor de Relações Internacionais do Ibmec-SP.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF