O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (3) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Palácio do Planalto. O encontro, a princípio, não constava na agenda oficial do chefe do Executivo. Os dois debateram a tramitação das pautas econômicas no Congresso, como a reforma tributária e projetos para aumentar a arrecadação.
Pacheco se comprometeu a ajudar o governo com as pautas econômicas, informou o Poder360. O encontro ocorre após o Senado impor uma derrota ao governo Lula. No dia 25 de outubro, os senadores vetaram a indicação de Igor Roque Albuquerque para comandar a Defensoria Pública da União (DPU). Além disso, Pacheco anulou o envio dos três nomes indicados pelo Planalto e aprovados pela Casa para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar suspeitas de favorecimento.
O ato de Pacheco não anula a aprovação do nomes, que ocuparão os cargos de ministros no STJ, mas a Advocacia do Senado vai apurar o episódio. Na semana passada, o presidente afirmou que dificilmente cumprirá a meta fiscal de déficit zero estabelecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Após a declaração do petista, Pacheco defendeu Haddad e disse que ir na “contramão” das determinações da meta fiscal “colocaria o país em rota perigosa”.
Depois de se reunir com o presidente do Senado, o petista recebeu Haddad, nesta noite, no Palácio da Alvorada. Já na próxima quarta (8), a expectativa é de que Lula converse com lideranças do Senado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF