Pelas redes sociais, o presidente Lula (PT) informou que receberá os brasileiros resgatados da Faixa de Gaza. O anúncio ocorre em meio a disputa sobre o mérito da repatriação.
De um lado, governistas insistem que a operação é resultado da política externa de Lula, enquanto a oposição garante que o resgate só foi possível depois da intermediação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza. Bom dia e uma ótima semana para todos”, escreveu Lula na rede social X, nesta segunda-feira (13).
Na semana passada, Bolsonaro participou de um encontro do embaixador de Israel, Daniel Zonshine, com parlamentares na Câmara dos Deputados para tratar do tema.
De acordo com o ex-presidente, ele já havia pedido pela liberação dos brasileiros ao assessor do primeiro-ministro israelense, Yossi Shelley.
Um dia depois do encontro do embaixador com os parlamentares, a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, acusou Zonshine de intromissão na política interna brasileira e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu ao Itamaraty que seja avaliada e requisitada a expulsão do embaixador.
Governistas também acusam Bolsonaro de se aproveitar politicamente da situação e garantem que o resgate dos brasileiros é resultado das tratativas capitaneadas pelo presidente Lula (PT).
O presidente esperava receber os brasileiros no domingo (12), mas o fechamento da fronteira de Gaza com o Egito atrasou a retirada.
Desde o início do conflito, a diplomacia do governo petista tem sido criticada por não classificar o Hamas como grupo terrorista. Além disso, Lula e membros do governo têm tentado equiparar Israel aos terroristas.
Reconhecimento explícito: Lula enviará embaixadora para posse de Maduro na Venezuela
Lula mentiu tanto em 2024 que até uma agência de esquerda compilou suas fake news
Muito barulho por dois hambúrgueres: cotas freiam carne brasileira na Europa
Quem é Pierre Poilievre, o líder conservador que pode ser o próximo premiê do Canadá
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF