9 tristes
Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na manhã desta quarta (12), que a aprovação dos projetos da reforma tributária e do “voto de qualidade” na Câmara dos Deputados não foi “nenhum favor” para o governo, e sim para a própria imagem do Congresso.
A declaração foi dada durante o evento de lançamento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em que reinstalou o colegiado, assinou um decreto para convocar uma conferência em 2024 e entregou uma comenda.
Lula leu um discurso sobre o evento e, entre outras declarações de improviso, disse que ninguém acreditava que o governo iria conseguir aprovar a reforma tributária “com a pressa que a gente aprovou na Câmara”. O projeto foi aprovado com 382 votos em primeira discussão e 375 em segunda, na semana passada.
“Nenhum deputado e nenhum senador fez um favor pra mim ou um favor para o governo, porque o projeto é da sociedade brasileira. E senadores e deputados fizeram um favor para a própria imagem do Congresso”, afirmou.
A fala foi concedida um dia depois de Lula negar que a distribuição de R$ 8,5 bilhões em emendas pelo governo tenha influenciado a aprovação dos projetos, e que não faz a política do “é dando que se recebe”. Para ele, o que há é uma “negociação” que faz parte da política para se montar uma “maioria” no parlamento.