O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (17) de um encontro entre Delcy Rodríguez, que atua como presidente executiva do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, e o advogado Gerardo Blyde, um dos líderes da oposição no país, em Bruxelas, às margens da 3ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.
Durante a cúpula, Delcy Rodríguez pediu a suspensão do "bloqueio criminoso" contra seu país. "Viemos com muita esperança de trazer a mensagem da Venezuela, a suspensão do bloqueio criminoso contra nosso país, por isso trazemos do presidente [o ditador venezuelano] Nicolás Maduro uma mensagem de paz, harmonia, cooperação, que deve ser o caminho que continua e orienta nossos países", disse Rodríguez.
A reunião fora da agenda da cúpula também contou com a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do presidente da Argentina, Alberto Fernández. A realização do encontro foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que não deu detalhes sobre o que foi abordado entre os participantes, informou a Agência Brasil.
A Venezuela terá eleições gerais no ano que vem e a oposição no país questiona decisões de órgãos públicos que inabilitaram alguns de seus principais candidatos. No caso mais recente, a ex-deputada María Corina Machado foi condenada à perda de direitos político por 15 anos. Também políticos de oposição, Henrique Capriles e Freddy Superlano estão igualmente inabilitados para concorrer à presidência do país. A data das eleições em 2024 ainda não foi definida.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF