Lula se reúne com lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul neste sábado (10)| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste sábado (10), com lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul após escalada de tensão entre povos originários e produtores rurais na região. Encontro também contou com presença de ministros.

CARREGANDO :)

O mandatário brasileiro se reuniu com lideranças indígenas Guarani-Kaiowá ao lado dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria Geral; Sônia Guajajara, dos Povo Indígenas; Paulo Pimenta, que atualmente coordena a secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul e a deputada federal Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Desde meados de junho, grupos indígenas reivindicam a conclusão do processo demarcatório de áreas ocupadas por produtores rurais, que têm reagido às tentativas de invasão.

Publicidade

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), “as ocorrências evidenciam a insegurança jurídica vivenciada há décadas no estado, resultante da falta de uma resposta definitiva, por parte do Poder Público”.

Na última semana, uma comitiva do governo federal chegou a viajar até o estado do Mato Grosso do Sul para acompanhar a situação e debater medidas preventivas. O ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski, autorizou ainda o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para preservar a ordem e a integridade em aldeias indígenas do Cone Sul e regiões fronteiriças do estado.