O julgamento do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, de que teria agido de forma parcial na sentença de Lula, será feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda esse ano.
>> Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?
Mas o que isso afeta Lula e o que pode acontecer com ele em caso de Moro ser considerado suspeito? Entenda com a gente em um minuto.
O julgamento de Moro acontecerá por conta de um habeas corpus pedido por Lula. A defesa do petista pede a anulação das condenações feitas pelo então juiz federal, alegando que Moro não teria sido imparcial nas decisões.
Os advogados de Lula apontam a nomeação para o governo de Jair Bolsonaro e que Moro agia em conjunto com a acusação para condenar o petista como motivos para a suspeição. Outro ponto considerado pela defesa é a decisão de Moro de tornar pública a delação do ex-ministro Antônio Palocci seis dias antes da eleição 2018.
O caso está sob análise da segunda turma do STF,o que quer dizer que cinco ministros decidirão pela suspeição ou não de Moro.
O ministro Gilmar Mendes indicou que pretende retomar o julgamento antes de novembro deste ano, quando acontece a aposentadoria do ministro Celso de Mello, que também irá votar no caso.
Caso Moro seja considerado suspeito, a sentença do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá é anulada e o processo de julgamento é reiniciado. Se isto acontecer, ainda pode haver um efeito cascata na Lava Jato, que afetará outras decisões.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF