Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avaliação

Lula e Tarcísio têm aprovação semelhante em SP, mas rejeição ao petista é maior

Tarcísio e Lula
Lula e Tarcísio chegaram a se reunir no Palácio do Planalto em janeiro deste ano. (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Ouça este conteúdo

Uma pesquisa Datafolha divulgada na noite de sexta (9) aponta que um terço dos moradores de São Paulo aprova as gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). O levantamento, que ouviu 1.092 eleitores, revela uma divisão de opiniões, com o petista enfrentando maior rejeição na capital paulista em comparação ao governador.

Segundo o Datafolha, 35% dos eleitores paulistanos consideram o governo Lula como bom ou ótimo. No entanto, 36% avaliam a gestão do presidente como ruim ou péssima, enquanto 28% classificam como regular e 1% não soube opinar. Em relação ao governador Tarcísio, 32% dos entrevistados consideram seu governo bom ou ótimo, e 27% o avaliam como ruim ou péssimo.

A pesquisa foi realizada na capital paulista entre os dias 6 e 7 de agosto, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Tarcísio de Freitas é visto como um potencial candidato à presidência em 2026 pela direita, e tem sido apontado como contraponto a Lula. Durante o lançamento da candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou o governador como uma figura de oposição ao atual presidente.

Os resultados da pesquisa mostram estabilidade em relação a levantamentos anteriores, com Lula e Tarcísio mantendo índices similares de aprovação. A pesquisa também aponta diferenças significativas nas taxas de aprovação entre diferentes grupos demográficos.

A gestão de Tarcísio é mais bem avaliada por homens (39%) do que por mulheres (26%), e entre os eleitores com 60 anos ou mais (37%), em contraste com aqueles entre 16 e 24 anos (16%). Tarcísio também tem maior aprovação entre os menos instruídos (38%) em comparação com os mais instruídos (29%).

Lula, por sua vez, é mais aprovado entre eleitores com 60 anos ou mais (44%), enquanto a aprovação cai para 24% entre os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos. O presidente também é mais bem avaliado pelos menos instruídos (50%), em comparação a 31% entre os eleitores com maior nível de educação formal.

No entanto, Lula enfrenta maior rejeição entre os evangélicos, com 46% considerando seu governo ruim ou péssimo, em comparação a 32% entre os católicos.

O relacionamento entre Lula e Tarcísio tem sido marcado por tensões, em que o petista critica o governador constantemente por não participar de eventos do governo federal no estado. “Ele não vem em nenhum lugar que eu convido”, disparou o presidente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.