O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja novamente à Europa, na noite desta segunda (19), para participar de reuniões bilaterais com os governos da Itália e da França.
Na primeira parada, na terça (20), o presidente deve encontrar o primeiro-ministro italiano Sergio Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que chegou a visitá-lo quando estava preso em Curitiba, em 2018. A pauta das reuniões com os políticos não foi divulgada pelo Itamaraty.
Já na quarta (21), Lula encontra o Papa Francisco, no Vaticano, que ainda se recupera de uma cirurgia abdominal feita no dia 7 de junho.
Lula disse que pretende convidá-lo a participar da festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA), no dia 8 de outubro. “Eu quero convidar para ele voltar ao Brasil, mas o que eu queria é convidá-lo para vir na festa do Círio aqui. Seria extraordinário que ele pudesse participar aqui no estado do Pará do Círio de Nazaré”, disse nesta segunda (19) confirmando que também vai participar da celebração.
O presidente ainda comentou sobre a conversa que teve com o Papa por telefone no final do mês passado, em que conversaram sobre o tempo em que Lula esteve detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, a iniciativa de diálogo para acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia e uma campanha mundial contra a desigualdade e a fome.
Por fim, na quinta (22), o presidente brasileiro viaja à Paris para encontrar o homólogo francês Emmanuel Macron para participar do Novo Pacto Financeiro Global, uma conferência sobre economia sustentável.
O convite para a cúpula foi feito pelo próprio Macron no começo de junho, em que disse que “o mundo precisa de uma economia verde que não deixe ninguém para trás, juntos podemos criar um novo pacto financeiro”. Lula pretende ter uma reunião reservada com o presidente francês para falar sobre as restrições impostas pelo parlamento francês ao acordo comercial com o Brasil.
Esta será a sétima viagem internacional de Lula desde que tomou posse em janeiro, com passagens pela Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF