Ouça este conteúdo
O ministro da Secretaria da Comunicação Social, Paulo Pimenta, anunciou que o presidente Lula irá retornar ao Rio Grande do Sul neste domingo (5), por volta das 10h30, acompanhado de nove ministros para alinhar ações de auxílio e resgate às vítimas das fortes chuvas no estado.
A “caravana” irá contar com alguns dos principais nomes da Esplanada dos Ministérios. Pimenta citou a presença de Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
“Será uma forte presença do governo que vem para se reunir com o governador e ampliar a determinação e o compromisso do governo federal em apoiar o estado do Rio Grande do Sul neste momento dramático”, disse.
Além de Lula no Rio Grande do Sul
Além da presença dos ministros e do presidente Lula, o governo federal efetivou a instalação do Comando Operacional do Rio Grande do Sul neste sábado (4), para coordenar os trabalhos federais no estado. “Nossa prioridade nas próximas horas ainda é de salvamento”, completou Pimenta.
Ao todo, 29 helicópteros dos governos estadual, Forças Armadas e Política Rodoviária Federal (PRF) estão trabalhando no resgate das vítimas. Bombeiros militares de outros estados também foram deslocados ao estado gaúcho, como uma força-tarefa de 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações do Estado do Paraná, e outra de 28 bombeiros e especialistas de Santa Catarina.