Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (6) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ele compareceu à Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo por volta das 9h15 e falou a respeito da importância de os eleitores conhecerem seus candidatos.
Em coletiva de imprensa realizada no local, Lula afirmou que a eleição é um “momento bonito” e que "enquanto existir democracia, existirá o direito do povo escolher, para o bem ou para o mal."
Segundo o presidente, se a população tiver acesso a "boas informações", sempre "vai escolher para o bem". Por isso, aponta que é necessário conhecer a biografia dos candidatos, já que o passado dessas pessoas revela sobre o que farão no futuro. "É importante que a gente saiba o que a pessoa fez ontem, antes de ontem, durante sua vida inteira", disse.
O presidente também lamentou o roubo de um carro da equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República no local. O veículo foi alvo de bandidos na última sexta-feira (4) enquanto a equipe trabalhava na escola onde Lula vota.
Durante a coletiva, o presidente ainda respondeu uma pergunta a respeito da regulamentação dos jogos de azar. "Não posso permitir que as apostas se transformem em uma doença, em um vício”, disse. “Isso é uma doença e nós temos que tratar também", continuou.
Ele estava acompanhado da esposa Janja, dos ministros Alexandre Padilha e Luiz Marinho, e de candidatos ao cargo de prefeito das cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá e Santo André.
Votação começou às 8h, no horário de Brasília
Mais de 500 mil seções eleitorais do país foram abertas às 8h (horário de Brasília) deste domingo (6), e a votação segue até as 17h em 5.569 cidades.
Para que todo o país vote ao mesmo tempo, algumas cidades do Acre e do Amazonas iniciaram o trabalho às 6h do horário local. Outros municípios de estados como Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começaram às 7h.
Ao todo, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos para escolher prefeitos e vereadores, com mandato de 2025 a 2028.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 431.979 candidatos a vereador e 15.573 a prefeito. Desses, serão eleitos 5.569 prefeitos e mais de 58.000 vereadores.