O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (6) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ele compareceu à Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo por volta das 9h15 e falou a respeito da importância de os eleitores conhecerem seus candidatos.
Em coletiva de imprensa realizada no local, Lula afirmou que a eleição é um “momento bonito” e que "enquanto existir democracia, existirá o direito do povo escolher, para o bem ou para o mal."
Segundo o presidente, se a população tiver acesso a "boas informações", sempre "vai escolher para o bem". Por isso, aponta que é necessário conhecer a biografia dos candidatos, já que o passado dessas pessoas revela sobre o que farão no futuro. "É importante que a gente saiba o que a pessoa fez ontem, antes de ontem, durante sua vida inteira", disse.
O presidente também lamentou o roubo de um carro da equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República no local. O veículo foi alvo de bandidos na última sexta-feira (4) enquanto a equipe trabalhava na escola onde Lula vota.
Durante a coletiva, o presidente ainda respondeu uma pergunta a respeito da regulamentação dos jogos de azar. "Não posso permitir que as apostas se transformem em uma doença, em um vício”, disse. “Isso é uma doença e nós temos que tratar também", continuou.
Ele estava acompanhado da esposa Janja, dos ministros Alexandre Padilha e Luiz Marinho, e de candidatos ao cargo de prefeito das cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá e Santo André.
Votação começou às 8h, no horário de Brasília
Mais de 500 mil seções eleitorais do país foram abertas às 8h (horário de Brasília) deste domingo (6), e a votação segue até as 17h em 5.569 cidades.
Para que todo o país vote ao mesmo tempo, algumas cidades do Acre e do Amazonas iniciaram o trabalho às 6h do horário local. Outros municípios de estados como Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começaram às 7h.
Ao todo, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos para escolher prefeitos e vereadores, com mandato de 2025 a 2028.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 431.979 candidatos a vereador e 15.573 a prefeito. Desses, serão eleitos 5.569 prefeitos e mais de 58.000 vereadores.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF