Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bancada do agro

Lupion aciona PGR contra ministro de Lula por suposta apologia e incitação ao crime

Pedro Lupion Vetos Marco Temporal
O presidente da bancada do agro, Pedro Lupion (PP-PR), pediu que a PGR investigue a conduta do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira. (Foto: Frente Parlamentar da Agropecuária.)

Ouça este conteúdo

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), acionou nesta segunda-feira (13) a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, por suposta apologia e incitação ao crime por declarações sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em entrevista ao jornal O Globo, no último domingo (12), Teixeira afirmou que as invasões de propriedades privadas, por parte do MST, são um “instrumento legítimo de pressão”. O deputado pede que a PGR investigue a conduta do ministro pela declaração. Em nota, o presidente da bancada do agro apontou que as falas do ministro fragilizam o direito fundamental à propriedade, previsto na Constituição.

"Um ministro de Estado afirmou que o cometimento de crime é instrumento legítimo para a efetivação de uma política pública. Sua conduta é penalmente típica, em especial diante da fragilização constante que se tem observado ao direito de propriedade", disse. As invasões de terra pelo MST aumentaram desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entre os anos de 2019 e 2022, durante o governo Bolsonaro, foram registradas 62 invasões de terras no Brasil. Já no governo Lula, 61 casos foram registrados somente entre janeiro e julho do ano de 2023.

"Um ministro de Estado, responsável pela correta forma de implementação da política pública de reforma agrária não pode, em hipótese alguma, incentivar o cometimento de crime e fazer apologia a tais fatos criminosos", ressaltou Lupion.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.