Mais da metade dos integrantes da Câmara e do Senado concorda com o conteúdo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51, que cria mandato de 15 anos, exigência de idade mínima de 50 anos para ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF) e promove modificações no processo de escolha dos membros do STF e dos Tribunais Superiores.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria do Ranking dos Políticos para a CNN Brasil, 57,1% dos senadores e 59,8% dos deputados são favoráveis à proposta.
Foram ouvidos 102 deputados federais de 21 partidos e 21 senadores de 13 partidos, respeitando o critério de proporcionalidade partidária, entre os dias 5 e 14 de fevereiro. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (19).
Apenas 28,6% dos senadores e 23,5% dos deputados são contra a PEC 51, que está parada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado desde outubro de 2023.
O levantamento também perguntou sobre a PEC 50, que dá ao Congresso a possibilidade de derrubar decisões de ministros do STF consideradas inconstitucionais. A medida teve o apoio de 52,4% dos senadores e 46,1% dos deputados. 33,3% dos senadores e 31,4% dos deputados se posicionaram contrários à PEC.
Sobre a PEC já aprovada no Senado que limita decisões monocráticas de Cortes Superiores, 48% dos deputados se colocaram favoráveis à proposta, 27,5% discordaram e 24% não souberam responder.
Em outra parte da pesquisa, os parlamentares foram questionados sobre a atuação dos ministros do STF.
Para um terço dos congressistas ouvidos, a atuação dos ministros é boa ou ótima. Para 23,8% dos senadores e 8,8% dos deputados, a atuação é regular; e para 54,9% dos deputados e 42,9% dos senadores, a atuação dos ministros é ruim ou péssima.
Os pesquisadores também quiseram saber o que os parlamentares esperam da atuação no STF do senador e ex-ministro da Justiça, Flávio Dino.
Para 47,6% dos senadores e 34,3% dos deputados, a atuação de Dino será boa ou ótima; enquanto 48% dos deputados e 42,9% dos senadores acreditam que a atuação será ruim ou péssima.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF