Ouça este conteúdo
Mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados da Faixa de Gaza pousou na madrugada desta segunda-feira (11), em Brasília.
De acordo com o Itamaraty, o voo contou com um grupo de 48 brasileiros e familiares que fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares apresentada aos governos envolvidos para autorização de saída do enclave palestino. Cerca de 24 pessoas tiveram sua saída rejeitada, incluindo sete brasileiros que também possuem cidadania palestina, mas o motivo da recusa não foi divulgado.
Os novos repatriados são 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens. A lista inclui 11 pessoas com nacionalidade brasileiro-palestina, e 36 palestinos.
Ao chegar em Brasília, eles foram recebidos pelo secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, por integrantes da FAB e por equipes do Ministério da Saúde.
Segundo Quintão, o grupo deve ficar de dois a três dias em Brasília para receber “apoio psicológico, de imunização e estabelecer contato com familiares e parentes deles no Brasil e resolver a questão da documentação”. “Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência, serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento, alimentação. Um suporte para eles reconstituírem as trajetórias, já que vêm de uma situação bastante complexa", detalhou Quintão.
O resgate de brasileiros da Faixa de Gaza faz parte da Operação Voltando em Paz do governo federal. Até o momento, já foram resgatados em 11 voos coordenados um total de 1.525 passageiros e 53 animais domésticos desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.