Mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados da Faixa de Gaza pousou na madrugada desta segunda-feira (11), em Brasília.
De acordo com o Itamaraty, o voo contou com um grupo de 48 brasileiros e familiares que fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares apresentada aos governos envolvidos para autorização de saída do enclave palestino. Cerca de 24 pessoas tiveram sua saída rejeitada, incluindo sete brasileiros que também possuem cidadania palestina, mas o motivo da recusa não foi divulgado.
Os novos repatriados são 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens. A lista inclui 11 pessoas com nacionalidade brasileiro-palestina, e 36 palestinos.
Ao chegar em Brasília, eles foram recebidos pelo secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, por integrantes da FAB e por equipes do Ministério da Saúde.
Segundo Quintão, o grupo deve ficar de dois a três dias em Brasília para receber “apoio psicológico, de imunização e estabelecer contato com familiares e parentes deles no Brasil e resolver a questão da documentação”. “Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência, serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento, alimentação. Um suporte para eles reconstituírem as trajetórias, já que vêm de uma situação bastante complexa", detalhou Quintão.
O resgate de brasileiros da Faixa de Gaza faz parte da Operação Voltando em Paz do governo federal. Até o momento, já foram resgatados em 11 voos coordenados um total de 1.525 passageiros e 53 animais domésticos desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF