O deputado federal André Fernandes (PL-CE), pré-candidato à prefeitura de Fortaleza, informou nesta segunda-feira (1º), que "um grupo de criminosos" vandalizou o seu gabinete na capital cearense, com pichações, além de atear fogo em um boneco com o rosto dele. A cena de vandalismo foi gravada pelas câmeras de segurança.
"Na madrugada de hoje (01/04) um grupo de criminosos foi até o meu gabinete parlamentar em Fortaleza para vandalizar as paredes com pichações e atear fogo em um boneco com o meu rosto em uma clara ameaça! Pelos vídeos das câmeras de segurança e pelas imagens postadas em redes sociais já podemos perceber que se trata se movimentos ligados ao PT", escreveu o parlamentar pelas redes sociais.
No vídeo, divulgado pelo deputado cearense, aparece um grupo de cerca de 20 pessoas pichando as paredes e banners do local de vermelho com a palavra "golpista". Eles também gritavam "sem anistia". Os responsáveis pelo ato estavam cobrindo os rostos e usando camisas do Levante Popular e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Segundo Fernandes, a Polícia Federal será acionada para investigar o caso e punir os envolvidos. “Acionei o Ministério Público Federal, a Polícia Federal a Secretaria de Segurança e o Congresso Nacional. Esses criminosos não podem ficar impunes”, disse o parlamentar.
Os atos de vandalismo foram promovidos pelos grupos de esquerda, 'Levante da Juventude' e 'Levante Ceará'. Ambos, assumiram a autoria dos ataques ao vincularem o deputado, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, aos atos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
“O movimento de juventude realizou na manhã desta segunda-feira, data que marca os 60 anos do golpe militar no país, protestos em frente às residências de políticos e personalidades da extrema-direita que articularam tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023”, diz a página do “Levante da juventude”.
O caso ganhou uma enorme repercussão entre os parlamentares e trata-se apenas de um dos "escrachos" que foram realizados contra outros deputados da direita em capitais do país.
"Democracia relativa? O gabinete do deputado federal André Fernandes foi brutalmente vandalizado nesta madrugada por militantes esquerdistas. Inaceitável! Toda a minha solidariedade ao deputado @andrefernm, que já tomou todas as providências para que os criminosos sejam identificados e punidos", escreveu o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
- PT de Lula e PL de Bolsonaro são autores de ação unificada para cassar Moro
- Carlos Jordy deixa liderança da oposição para se dedicar à eleição em Niterói; Filipe Barros assume posição
- Do PL ao PT: partidos buscam ampliar quadros nos municípios mirando a sucessão presidencial
- PL cobra mais participação nas secretarias de Tarcísio em São Paulo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF