O domingo (1.º) registra mobilizações pela adoção do voto impresso no sistema eleitoral brasileiro. Pela manhã, há atos em capitais como Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em São Paulo, há mobilização marcada para a Avenida Paulista no período da tarde. Na capital federal, os manifestantes caminharam pela Esplanada dos Ministérios em ato que conta com a presença de parlamentares da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Ernesto Araújo, que comandou o Itamaraty até o final de março.
Ao lado de Araújo em um carro de som, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) usou as redes sociais para publicar vídeo da manifestação com os dizeres "Brasília tá gigante!". A parlamentar é autora da Proposta de Emenda à Constituição que prevê a impressão de um comprovante de voto, defendida nas mobilizações. Em seu discurso, ela defendeu o voto impresso, auditável e com contagem pública. Também afirmou que a PEC vem perdendo apoio entre os congressistas por pressões do TSE e do STF.
Nos atos, muitos manifestantes carregam a bandeira do Brasil e cartazes com dizeres pró voto impresso nas eleições de 2022 e também em apoio a Bolsonaro, que defende publicamente a pauta.
Também são registrados atos em outras capitais, como Goiânia (GO), São Luís (MA) e Maceió (AL), e cidades como Niterói (RJ) e Campinas (SP). Segundo o movimento Nas Ruas, principal organizador das mobilizações, são esperados atos em 113 municípios pelo país.
A Gazeta do Povo não afere o número de participantes em manifestações públicas.
Bolsonaro usa videochamada para participar de manifestações pelo voto impresso
O presidente Jair Bolsonaro voltou a cobrar a adoção do voto impresso nas eleições brasileiras. As falas ocorreram na manhã deste domingo (1.º), em participações remotas realizadas por ele nas manifestações realizadas em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todas por meio de videochamada. Em filmagem publicada no início da tarde nas suas redes sociais, o presidente aparece fazendo uma dessas transmissões, que era reproduzida em um carro de som na Esplanada dos Ministérios.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF