Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Manter Silvinei preso há 8 meses sem denúncia é evidente abuso de Moraes, diz jurista

Ex-chefe da PRF, Silvinei Vasques, segue preso desde agosto do ano passado. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O jurista e advogado criminalista André Marsiglia comentou nesta terça-feira (30) sobre o caso do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques que segue preso há 8 meses, sem uma denúncia formal, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Marsiglia, a prisão por 8 meses para colheita de provas parece uma "medida abusiva" e as justificativas apresentadas não são razoáveis.

"O direito não exige do juiz apenas que apresente justificativas para suas decisões, mas que sejam razoáveis. Obviamente, não o é uma medida de exceção (prisão) por 8 meses para colheita de provas. Se provas não puderem ser colhidas em 8 meses, algo de errado há com as provas, não com o preso. Parece evidente a abusividade da medida, baseada em tal justificativa", escreveu o advogado pela rede X.

Silvinei segue preso desde agosto do ano passado por suposta interferência no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Já são oito meses que o ex-chefe da PRF segue sem uma resposta positiva do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF.

Na época da prisão, a Polícia Federal argumentou que o objetivo de manter Vasques sem liberdade seria permitir que a “produção de elementos probatórios possa ocorrer de forma clara, precisa e eficaz, sem qualquer interferência do mesmo em sua produção, sendo mais que conveniente, de suma importância para a instrução criminal”.

A defesa de Silvinei apresentou dois pedidos de soltura e todos foram negados por Moraes. No último dia 17, foi apresentado uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda, sob o argumento de que a prisão por tempo indefinido é ilegal. O novo pedido ainda não foi analisado por Moraes, no entanto, nas outras decisões ele considerou que os requisitos para manutenção da prisão preventiva de Vasques seguem válidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.