Ouça este conteúdo
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) cobrou uma resposta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a um pedido de visita aos presos do 8/1 feito no dia 15 de março desde ano.
De acordo com van Hattem, apesar das constantes tentativas de contato com o ministro por parte de sua assessoria, a solicitação segue sendo ignorada pelo magistrado.
“Amanhã fará um mês. Solicitei (!) ao ditador Alexandre de Moraes autorização para visitar novamente os presos ilegais do 8 de Janeiro na Papuda. Minha assessoria liga toda semana e envia e-mails cobrando alguma posição. Até agora Sua Excelência não se dignou a responder”, escreveu o deputado em seu perfil na rede social X, neste domingo (14).
Além do pedido do deputado, o ministro Alexandre de Moraes tem deixado sem resposta um pedido de visita aos presos feito por um grupo de 12 senadores. O pedido foi feito em dezembro do ano passado.
Assinaram a solicitação os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Eduardo Gomes (PL-TO), Ciro Nogueira (PP-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF), Jorge Kajuru (PSB-GO), Damares Alves (Republicanos-DF), Láercio Oliveira (PP-SE), Jorge Seif (PL-SC), Hiran Gonçalves (PL-RO) e Rogério Marinho (PL-RN).
No documento, os senadores argumentam que alguns dos detentos enfrentam comorbidades e precisam de tratamento médico específicos. O grupo solicitou a autorização para visitar os presos que estão no Complexo Penitenciário da Papuda e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.