Ouça este conteúdo
O senador Marcos Do Val (Podemos-ES) desistiu de deixar o Podemos nesta quinta-feira (21) para se filiar ao PSDB poucas horas depois de divulgar uma foto ao lado do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) segurando o documento de filiação ao partido. No início da tarde, Do Val anunciou que tinha aceitado o convite de Izalci e “em comum acordo com o Podemos e a anuência da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu” passaria a compor a bancada tucana no Senado.
“Com essa nova composição, ele passará a liderar o novo bloco parlamentar a ser formado entre os dois partidos, que contará com nove senadores”, dizia o comunicado inicial do senador. Após o anúncio, o PSDB afirmou, em nota, que iria barrar a entrada do parlamentar na sigla. "A Direção Nacional do PSDB foi surpreendida com notícia referente a pedido de filiação do senador Marcos do Val e comunica que, caso venha a ocorrer, encaminhará o seu indeferimento", diz o comunicado do partido.
Depois da negativa, Marcos do Val disse que permaneceria no Podemos. A assessoria do parlamentar confirmou à Gazeta do Povo que ele permanecerá na legenda. "O PSDB que era o mesmo do ministro [do STF] Alexandre de Moraes e do [Geraldo] Alckimin. Mostraram o medo que estão. Permaneço no Podemos", disse o senador ao portal g1. Atualmente, o PSDB conta com dois senadores: Izalci Lucas e Plínio Valério (AM).