Nesta terça-feira (12), ao discursar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP 29), que acontece em Baku, no Azerbaijão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, cobrou financiamento para avanço da agenda climática.
“Além dos diversos temas apresentados aqui, com certeza, estão os mecanismos de financiamento, sem os quais o que anunciamos se tornará apenas palavras [...] Sem os meios de implementação, não será possível tirar essas propostas da teoria e colocá-las em prática”, disse a ministra.
“E é disso que os países em desenvolvimento precisam. É disso que os países desenvolvidos precisam, para que possamos lidar com um processo que já é realidade”, acrescentou.
Marina integra a delegação que está sob a liderança do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Ao discursar no evento, Alckmin reforçou o compromisso do Brasil em reduzir as emissões dos chamados gases do efeito estufa de 59% a 67% até 2035. A meta foi anunciada pelo governo Lula na semana passada.
“Temos a consciência e o comprometimento de que só há um futuro se for sustentável [...] O sucesso da COP 29 é fundamental para o sucesso da COP 30”, disse Alckmin.
COP 30
A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém do Pará, no ano que vem.
“Estamos implementando o Plano Clima, que servirá como guia da política climática brasileira até 2035. Firmamos também o Pacto pela Transformação Ecológica, entre os três poderes do Estado brasileiro, para a implementação do qual é fundamental a participação da sociedade civil. Precisamos de medidas concretas e no ritmo necessário”, destacou o vice-presidente.
“O Brasil tem uma metodologia que atinge a todos os gases, é uma metodologia que se estende a todos os setores, como transporte, indústria, agricultura e também o desmatamento. E é assim que nós vamos conseguir essa nossa NDC, que é altamente ambiciosa, como o presidente Lula disse, nós queremos liderar pelo exemplo”, completou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião