Vídeo da Marinha em homenagem ao dia do marinheiro questiona privilégios dos oficiais da Força| Foto: Reprodução vídeo - Marinha do Brasil
Ouça este conteúdo

A Marinha publicou em seus perfis das redes sociais um vídeo em homenagem aos marinheiros, cujo dia é celebrado em 13 de dezembro. Com duração de mais de um minuto, o vídeo mostra o dia a dia desses militares, comparando suas atividades às de civis, e questiona se há privilégios em integrar a Força.

CARREGANDO :)

“Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar.
Embora seu trabalho esteja distante dos olhos de muitos cidadãos, e muitas vezes pareça invisível, eles estão sempre presentes, cuidando da sociedade brasileira.
Para os marinheiros, é um enorme privilégio reafirmar o compromisso de estar sempre empenhados em proteger a #AmazôniaAzul!”, afirma a publicação no perfil da Força no Instagram.

No vídeo, enquanto os civis vão à praia, surfam e celebram datas com os amigos e familiares, os integrantes da Marinha são retratados em situações de resgate e combate, além de treinamentos de força, resistência física e mental. No fim, uma mulher com uniforme da Marinha questiona: “Privilégios? Vem pra Marinha!”

Publicidade

O vídeo foi publicado dias depois do anúncio do pacote de corte de gastos do governo que anunciou medidas de contenção para as Forças Armadas. Dentre as propostas, constam a idade mínima de 55 anos para ingressar na reserva, teto de 3,5% da remuneração como contribuição para o Fundo de Saúde e o fim da transferência de pensão, entre outras.  

Neste sábado (30 de novembro), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o ministro da Defesa, José Mucio, e representantes das Forças Armadas, dentre os quais o Comandante da Marinha, Almirante Olsen. Na pauta da reunião, que foi realizada fora da agenda oficial, estaria a negociação de uma regra de transição para a aplicação de algumas das medidas de corte de gastos aos militares.