A Marinha publicou em seus perfis das redes sociais um vídeo em homenagem aos marinheiros, cujo dia é celebrado em 13 de dezembro. Com duração de mais de um minuto, o vídeo mostra o dia a dia desses militares, comparando suas atividades às de civis, e questiona se há privilégios em integrar a Força.
“Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar.
Embora seu trabalho esteja distante dos olhos de muitos cidadãos, e muitas vezes pareça invisível, eles estão sempre presentes, cuidando da sociedade brasileira.
Para os marinheiros, é um enorme privilégio reafirmar o compromisso de estar sempre empenhados em proteger a #AmazôniaAzul!”, afirma a publicação no perfil da Força no Instagram.
No vídeo, enquanto os civis vão à praia, surfam e celebram datas com os amigos e familiares, os integrantes da Marinha são retratados em situações de resgate e combate, além de treinamentos de força, resistência física e mental. No fim, uma mulher com uniforme da Marinha questiona: “Privilégios? Vem pra Marinha!”
O vídeo foi publicado dias depois do anúncio do pacote de corte de gastos do governo que anunciou medidas de contenção para as Forças Armadas. Dentre as propostas, constam a idade mínima de 55 anos para ingressar na reserva, teto de 3,5% da remuneração como contribuição para o Fundo de Saúde e o fim da transferência de pensão, entre outras.
Neste sábado (30 de novembro), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o ministro da Defesa, José Mucio, e representantes das Forças Armadas, dentre os quais o Comandante da Marinha, Almirante Olsen. Na pauta da reunião, que foi realizada fora da agenda oficial, estaria a negociação de uma regra de transição para a aplicação de algumas das medidas de corte de gastos aos militares.
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
8/1 completa dois anos com 371 condenados; assista ao Sem Rodeios
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Milei não se posiciona e brasileiros presos pelo 8/1 na Argentina não têm previsão de receber asilo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF