- Médica infectologista explica os públicos para os quais a máscara contra a Covid-19 segue sendo recomendada e fala dos locais onde ela deveria ser mantida por todos.
*) Definitivamente, as máscaras estão sendo deixadas de lado. As flexibilizações nesse último mês foram rápidas. De início, alguns estados e municípios decidiram liberar o uso apenas em espaços abertos. Pouco depois, no entanto, a liberação já evoluiu para praticamente todos os locais.
É claro que essas liberações vêm em um momento em os números de casos da Covid-19 estão em queda. Internações e mortes provocadas pela doença também estão, felizmente, com índices menores.
Mesmo assim, a pandemia ainda não acabou. Nesse cenário: onde é importante seguir usando máscaras? Recentemente, a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou um documento sobre o tema.
Quem deveria seguir usando máscara contra a Covid-19?
De acordo com a Sociedade, deveriam continuar usando as máscaras como proteção individual, por exemplo, as pessoas sintomáticas ou que estejam potencialmente em contato com transmissores, além de populações mais vulneráveis a Covid-19 grave, como não-vacinados ou com imunização incompleta, imunossuprimidos, pessoas com idade maior que 60 anos e, principalmente, acima dos 70 anos e com comorbidades.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o assunto e recebe como convidada a médica Carla Sakuma. Ela é infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF