Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investigação

André Mendonça abre inquérito contra Silvio Almeida no STF por suposto assédio sexual

Mendonça abre inquérito contra Silvio Almeida no STF
Silvio Almeida foi demitido por Lula após ser alvo de denúncias por suposto assédio sexual. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu nesta terça-feira (17) inquérito criminal contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.

Ele foi demitido no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a revelação, na imprensa, de supostos casos de assédio sexual, inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A Polícia Federal abriu uma investigação preliminar e agora, com a decisão de Mendonça, poderá aprofundar a busca de provas – Almeida nega as acusações.

O ex-ministro será investigado perante o STF mesmo após perder o foro privilegiado – situação que já ocorre em alguns casos, especialmente nos inquéritos do ministro Alexandre de Moraes, contra militantes e políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Quando uma pessoa é investigada na Corte, têm reduzidas suas chances de reverter decisões, seja durante a investigação, o processo criminal ou a própria sentença. Isso porque são os próprios ministros que julgam os recursos, apresentados ao próprio tribunal e não a uma instância superior, como nos demais casos.

O novo inquérito contra Almeida tramita em segredo de Justiça. Dentro da investigação, a PF poderá pedir a André Mendonça quebras de sigilo, não só telefônico, mas também telemático, que possibilita descobrir tudo o que o ministro guardava em aplicativos de mensagem, e-mails e contas em redes sociais, por exemplo.

Também poderá requerer busca e apreensão de celulares, computadores e documentos pessoais. Todas essas medidas precisam de autorização judicial e de parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) – mesmo que o órgão se posicione contra, o ministro pode atender a PF, se considerar necessário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.