O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será empossado no cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda (6), em uma cerimônia às 10h com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Rio de Janeiro.
O petista teve o nome aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração na última semana e a indicação avalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Mercadante assume a presidência do banco com críticas do mercado financeiro desde a indicação de Lula, no final do ano passado, por possíveis restrições à Lei das Estatais, que impede políticos e pessoas que exercem atividades partidárias ocuparem altos cargos nas empresas públicas.
O petista foi coordenador do programa de governo do presidente durante a campanha eleitoral e do gabinete de transição com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Mesmo com incertezas, o TCU não viu impedimento à nomeação.
Além do ex-ministro, o Conselho de Administração também aprovou as indicações de Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio para comporem a diretoria da instituição.
BNDES vai financiar obras paradas nos estados
Aloizio Mercadante assume a presidência do BNDES com o desafio de fazer o dinheiro do banco chegar aos governos estaduais e municipais para financiar obras paradas de gestões passadas, uma promessa que Lula fez aos governadores na última reunião geral do dia 27.
Segundo integrantes do Planalto, existem 14 mil obras não concluídas no país, entre elas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, creches, entre outras. “O dinheiro que o BNDES captar tem que ser repartido com pequenas, médias e grandes empresas, com governadores e prefeitos dependendo da qualidade e importância das obras”, disse o presidente durante o encontro com os governadores.
Para isso, o presidente avaliou que o banco precisar ter “paciência e competência” para analisar os projetos que chegarem e emprestar os recursos necessários.
Lula cumpre mais agenda no Rio
Ainda durante a visita ao Rio de Janeiro nesta segunda (6) por conta da posse de Mercadante no BNDES, Lula vai participar da inauguração de um complexo de saúde e anunciará o lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O presidente retorna à Brasília no final da tarde.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF