Ouça este conteúdo
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma interpelação contra a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann. O objetivo da ação é exigir explicações da petista sobre uma postagem no X, no último dia 10, na qual associou Michelle a “roubar joias para pagar suas contas, fazer rachadinhas pra comprar imóveis, tentar golpe”.
Ela se referia à articulação para que Michelle, e os filhos de Bolsonaro Eduardo e Carlos disputem em 2026 vagas para o Senado – a ex-primeira-dama é favorita no Distrito Federal.
“Mais um negócio de família! Os Bolsonaros vão se lançar em peso para o Senado: Michele, Eduardo, Flavio e até o Carlos. Depois de roubar jóias para pagar suas contas, fazer rachadinhas pra comprar imóveis, tentar golpe pra se manterem no poder, vão atacar a política com estratégia familiar. Para eles o q importa é isso, se garantirem. Não é sobre Deus, Pátria e Família é só a própria, com muito dinheiro e poder”, postou Gleisi Hoffmann.
A defesa de Michelle quer que o STF exija dela esclarecimentos sobre a quais fatos e contexto está se referindo. O objetivo é preparar uma queixa-crime contra Gleisi por calúnia e difamação.
“Agindo dessa maneira, a requerida, acabou atribuindo à interpelante fatos criminosos sabidamente falsos e passíveis de macular acintosamente sua reputação perante seus pares e a própria sociedade brasileira, visto que é pessoa pública e conhecida no cenário político nacional”, diz a ação. “A conduta da interpelada, a par de demonstrar a falta de ética, decoro e civilidade, consubstancia, ao fim e ao cabo, na provável imputação sabidamente falsa da prática de crimes pela interpelante”, diz outro trecho.
Ainda não foi definido o relator no STF que irá analisar a ação.