O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, diminuiu o tom e fez um convite por tabela ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comparecer à cerimônia de posse no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. O libertário argentino fez críticas aguerridas contra o petista ao longo da campanha eleitoral, e chegou a dizer que não falaria com ele durante o novo governo.
Em resposta, Lula também não ligou a Milei para parabenizar pela vitória, e um dos ministros mais próximos, Rui Pimenta, chegou a recomendar que o presidente não ligue para ele antes de receber um pedido de desculpas pelas ofensas recebidas.
“Se Lula quiser vir, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”, disse Milei em entrevista ao canal TodoNotícias nesta quarta (22). O convite ainda não foi oficializado.
O convite a Lula foi feito dias depois de Milei convidar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cerimônia de posse. Bolsonaro confirmou presença e pretende levar, entre outras pessoas, a ex-primeira-dama, Michelle, e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR).
A presença de Bolsonaro levou o assessor especial de Lula para assuntos exteriores, Celso Amorim, a recomendar que ele não viaje a Buenos Aires para a posse de Javier Milei. Apesar de não mencionar diretamente o ex-presidente, Amorim considerou “muito difícil” a presença do petista “independente de outros convites” que o eleito argentino tenha feito.
“Eu acho que ele [Lula] não deve ir”, afirmou à GloboNews. Já ao jornal O Globo, Amorim justificou pelo presidente ter sido “ofendido pessoalmente”, mas afirmou que “o Estado brasileiro estará representado”.
Milei quebrou "padrão" e anunciou as primeiras viagens aos Estados Unidos e a Israel. Normalmente, o Brasil é o primeiro país visitado, por conta das relações diplomáticas e comerciais muito estreitas entre os dois países.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF