O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, requisitou à Polícia Federal a abertura de 78 inquéritos desde o início do ano, segundo reportagem do jornal O Globo feita por meio da Lei de Acesso à Informação. No ano de 2021, no mesmo período, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro fez 58 requisições.
Em boa parte dos casos, as investigações tinham como alvo adversários do Partido dos Trabalhadores, como o próprio ex-presidente Bolsonaro e seus aliados. Um dos casos foi a apuração equivocada de crime de genocídio supostamente perpetrado por Bolsonaro contra indígenas. A investigação sobre as joias que o ex-presidente recebeu como presentes em viagens também é tema das requisições.
Determinações do Executivo para que a Polícia Federal abra inquéritos específicos e com conotação política ferem a independência da instituição, segundo analistas. Mas a pasta disse ao Globo que parte das requisições se baseiam no argumento de que os temas escolhidos são interestaduais ou internacionais. A outra parte seria composta por pedidos -- e não ordens, diz a pasta -- para apurar casos de ofensa contra a honra de funcionários públicos.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF