Polícia Federal foi requisitada pelo Ministério da Justiça para investigar adverários do Partido dos Trabalhadores| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, requisitou à Polícia Federal a abertura de 78 inquéritos desde o início do ano, segundo reportagem do jornal O Globo feita por meio da Lei de Acesso à Informação. No ano de 2021, no mesmo período, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro fez 58 requisições.

CARREGANDO :)

Em boa parte dos casos, as investigações tinham como alvo adversários do Partido dos Trabalhadores, como o próprio ex-presidente Bolsonaro e seus aliados. Um dos casos foi a apuração equivocada de crime de genocídio supostamente perpetrado por Bolsonaro contra indígenas. A investigação sobre as joias que o ex-presidente recebeu como presentes em viagens também é tema das requisições.

Determinações do Executivo para que a Polícia Federal abra inquéritos específicos e com conotação política ferem a independência da instituição, segundo analistas. Mas a pasta disse ao Globo que parte das requisições se baseiam no argumento de que os temas escolhidos são interestaduais ou internacionais. A outra parte seria composta por pedidos -- e não ordens, diz a pasta -- para apurar casos de ofensa contra a honra de funcionários públicos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]