O Ministério da Justiça determinou que todos os presídios federais do país façam revistas diárias nas celas, pátios e parlatórios. A ordem faz parte de uma série de medidas para reforçar a segurança nas unidades prisionais, após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
As novas determinações foram oficializadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). No último dia 14, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, vinculados ao Comando Vermelho, fugiram da prisão de segurança máxima. Eles conseguiram fazer um buraco na parede da cela na altura da luminária. Esta é a primeira fuga de uma penitenciária federal desde que o sistema foi criado em 2006.
Cerca de 600 agentes das forças de segurança estão trabalhando para recapturar os dois. Os policiais aumentaram o perímetro de buscas e já procuram pelos fugitivos na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Após a fuga, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou uma série de iniciativas para melhorar a segurança dessas unidades.
No ofício, a Senappen ordenou o reforço nas estruturas de luminárias; a instalação de refletores e lâmpadas em locais de baixa luminosidade e em outros pontos estratégicos; a troca de câmeras de segurança para a qualificação do sistema de videomonitoramento; e o mapeamento das unidades para instalação de grades nos espaços verticais destinados a dutos, tubulações e sistemas de ventilação e elétrico, nos locais sem laje.
Além das medidas estruturais, o MJ solicitou o reforço do efetivo de policiais penais nas cinco penitenciárias federais e rondas externas para complementar os serviços de vigilância. Em nota, a Senappen informou que, se necessário, as missões previamente definidas dos servidores lotados nas unidades serão suspensas. O Comitê Multidisciplinar será o responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião