Após fuga em Mossoró (RN), o Ministério da Justiça oficializou uma série de medidas para reforçar a segurança nos cinco presídios federais do país.| Foto: Divulgação/Senappen.
Ouça este conteúdo

O Ministério da Justiça determinou que todos os presídios federais do país façam revistas diárias nas celas, pátios e parlatórios. A ordem faz parte de uma série de medidas para reforçar a segurança nas unidades prisionais, após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

CARREGANDO :)

As novas determinações foram oficializadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). No último dia 14, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, vinculados ao Comando Vermelho, fugiram da prisão de segurança máxima. Eles conseguiram fazer um buraco na parede da cela na altura da luminária. Esta é a primeira fuga de uma penitenciária federal desde que o sistema foi criado em 2006.

Cerca de 600 agentes das forças de segurança estão trabalhando para recapturar os dois. Os policiais aumentaram o perímetro de buscas e já procuram pelos fugitivos na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Após a fuga, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou uma série de iniciativas para melhorar a segurança dessas unidades.

Publicidade

No ofício, a Senappen ordenou o reforço nas estruturas de luminárias; a instalação de refletores e lâmpadas em locais de baixa luminosidade e em outros pontos estratégicos; a troca de câmeras de segurança para a qualificação do sistema de videomonitoramento; e o mapeamento das unidades para instalação de grades nos espaços verticais destinados a dutos, tubulações e sistemas de ventilação e elétrico, nos locais sem laje.

Além das medidas estruturais, o MJ solicitou o reforço do efetivo de policiais penais nas cinco penitenciárias federais e rondas externas para complementar os serviços de vigilância. Em nota, a Senappen informou que, se necessário, as missões previamente definidas dos servidores lotados nas unidades serão suspensas. O Comitê Multidisciplinar será o responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]