Ouça este conteúdo
O Ministério do Esporte afirmou na noite desta quarta-feira (6) que Ana Moser foi “comunicada” da decisão do governo de “mudança iminente no comando” da pasta. Em nota, o ministério destacou como foi o encontro da ministra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre o tema. O petista substitui Moser pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA) para dar espaço ao Centrão. A gestão da ex-atleta afirmou que “vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva”.
“Durante a conversa, Ana Moser lamentou que as promessas de campanha, de um esporte para toda a nação, tenham tido tão pouco tempo para que se desenvolvessem na retomada da gestão do Ministério do Esporte voltada para a implementação de uma política que efetivasse o direito social à prática esportiva. A ministra apresentou ao presidente as ações já implementadas, bem como as entregas previstas”, diz a nota.
“Esta gestão vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no Governo Federal, mas entende que esse caminho apenas começou a ser trilhado”, acrescentou a pasta.
Moser, que não foi citada pelo governo na nota que anuncia a mudança no ministério, agradeceu a Lula pela “confiança” e disse que continuará lutando por políticas inclusivas para o esporte brasileiro. “Recebi a decisão do presidente Lula, a quem agradeço pela confiança, de que deixarei a direção do Ministério do Esporte. Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país”, afirmou a ministra.
Além de Moser, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), também foi substituído. O deputado Silvio Costa Filho (PE), do Republicanos, assumirá a pasta. França irá comandar o Ministério de Micro e Pequenas Empresas.